Blog

AMODEFA consolida parceria de trabalho com Órgãos de Comunicação Social

Teve lugar no dia 24 de Janeiro de 2020, na AMODEFA o encontro com diferentes órgãos de comunicação social. A reunião tinha como objectivo principal a consolidação da parceira de trabalho existente entre a organização e a Comunicação social, no que diz respeito a difusão de informação sobre os Direitos da Saúde Sexual e Reprodutivos.

Dra. Ana Silva João Directora de Programas da AMODEFA dirigiu o encontro em alusão e falou sobre as implicações da Politica da Cidade de México ou Global Gag Rule na vida e saúde de mulher e das consequências das realizações dos abortos inseguros.

Segundo a Ana Silva o Governo de Moçambique aprovou a Lei de despenalização do Aborto tornando Moçambique o quarto país africano a aplicar a despenalização da Interrupção Voluntária da Gravidez (IVG), depois de Cabo Verde, África do Sul e Tunísia. Esta Lei permite que a IVG seja feita apenas em centros de saúde habilitados e a intervenção realizada por profissionais qualificados.

A despenalização do aborto é tida como uma ferramenta legal para combater gravidezes indesejadas, abortos inseguros e clandestinos que muitas vezes terminam em mortes de mulheres.

Dra. Ana da Silva convidou aos Jornalistas a disseminar a informação sobre a prevenção de de gravidezes indesejadas e as vantagens da realização do aborto seguro no contexto de salvar e preservar os direitos que a mulher tem de decidir sobre o seu corpo.

Participaram no encontro oito órgãos de Comunicação Social, nomeadamente, TV-Sucesso, Top-TV, KTV, RM, Radio Muthiana, Radio Voz Coop, Jornal Magazine Independente e Jornal Visão Moçambique.